Quais são os tipos de toldo para projetos de arquitetura?
O mercado de toldos produz peças voltadas para diferentes ambientes, seja de menor, seja de maior porte. Isso possibilita escolhas para locais maiores, como estabelecimentos, ou até mesmo, residenciais. Entre os diferentes modelos, é possível personalizar cores, padronagens e tamanhos, mas o que faz diferença realmente é a sua estrutura mecânica e como ele se adapta ao local.
A seguir, confira quais são os principais modelos de toldo no mercado e entenda melhor quais são suas características.
Toldo de Braço Articulado
Esse é um toldo estruturado sobre uma estrutura de ferro articulada, ou seja, ela é móvel e possibilita que esse toldo seja recolhido ou estendido horizontalmente. Com esse movimento, o toldo pode ser posicionado para cobrir com sombra uma área em diferentes níveis, podendo ser esticado para frente e recolhido para trás, a partir de sua base instalada em uma parede.
Toldo Pergola
O toldo Pergola é o famoso retrátil, esse dedicado a instalações maiores, como áreas de grandes varandas e partes de convivência com mesas, sofás e cadeiras em quintais. Uma estrutura de aço ou madeira é fixa em volta da área em que o toldo cobrirá, enquanto ele pode ficar retraído na base, a partir da parede.
Esse toldo, no uso, pode ser puxado para fora, cobrindo toda a área em que a estrutura está posicionada. O modelo Pergola é uma dos toldos em projetos de arquitetura mais utilizados, graças ao seu design pensado em uma estética sanfonada, lembrando telhas de construções clássicas.
Todo Fixo
Os toldos fixos são aqueles que não podem ser removidos e estendidos a hora que o usuário desejar. Por isso, eles são mais limitados a alguns projetos de arquitetura, sendo utilizados em áreas em que ele precisa realmente estar sempre cobrindo a área. Por ser um modelo em que o uso é fixo, geralmente o material de toldo utilizado é mais forte, já que ele está mais exposto ao sol, chuvas e ventos.
Toldo Vertical
O modelo vertical funciona basicamente como uma cortina, mas que é designado para áreas inteiras e de grande porte, não só para cobrir uma janela. A proposta desse toldo é manter um ambiente mais protegido de ventos, chuvas e sol, principalmente quando a área não está em uso. Aplicações em varandas e em terraços é ideal, sempre em conjunto com uma cobertura já existente.
Toldo Ponto Reto
Esse modelo de toldo é mais voltado para cobertura de lojas, com uma função mais estética, sendo posicionado sobre toda a fachada e entrada. Geralmente, esses toldos recebem as marcas das empresas estampadas, obedecendo a uma linha arquitetônica muito comum em alguns locais do mundo. Ele também se encaixa em projetos residenciais, mais especificamente sobre janelas.
Toldo Capota
Outra opção para janelas residências, o toldo capota é um dos mais tradicionais, com uma construção estruturada, mas sem partes de sustentação aparente. Ele pode ser mais arredondado, em formato de concha, ou mais com uma concha e com uma barra na sua extremidade.
Como os toldos podem ser usados nos projetos de arquitetura?
O uso de toldos em projetos de arquitetura é muito comum, desde construções residenciais, em casas e apartamentos, até em estabelecimentos diversos. Entenda melhor o papel do toldo em cada ocasião a seguir!
Proteção
A função de proteção talvez seja a principal dos toldos. Varandas e áreas com piscinas estão propensas ao sol, e o toldo serve como uma proteção para os dias mais quentes. Eles também cumprem um ótimo papel para manter essas áreas conservadas também em dias de chuvas.
Expansão
Alguns toldos servem para cobrir áreas que não têm teto, sendo uma alternativa de expansão de espaços, mantendo eles cobertos e totalmente transitáveis. Esse tipo de toldo é muito utilizado em áreas abertas que são utilizadas por shoppings que aproveitam pátios, restaurantes, estacionamentos e outros locais.
Decoração
Com o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e os novos recursos de confecção de toldos, ao longo do tempo eles também ganharam mais detalhes e modelos diferentes. Hoje, pensar em um toldo de proteção também passa pela escolha de modelos que combinam com o projeto de arquitetura, sendo bonitos, modernos e que combinem com o ambiente.
Fonte: https://tetogold.com.br/como-fazer-para-utilizar-toldos-em-projetos-de-arquitetura/